Construtora Pellegrini: 32 anos de união familiar e profissional

Posted on Posted in Construtora Pellegrini

Fundada em 1982 pelo casal sócio, Sandra e Oswaldo Pellegrini Junior, a Construtora Pellegrini Ltda., com sede em Santo André, a empresa de médio porte já está na segunda geração como uma empresa familiar. O herdeiro, Thiago Caltabiano Pellegrini, seguiu os mesmos passos do pai, estudou engenharia civil, e hoje, é Gerente de Projetos. O sucesso foi grande e, em 2007, foi fundada a Estrutura Metálica Pellegrini Ltda, para complementar as atividades da construtora Pellegrini.
Fonte: FOLHA DO ABC | Abr 08, 2014


Há 32 anos em Santo André, a empresa possui grupo de colaboradores seleto, com funcionários que trabalham juntos, há mais de 20 anos, e que são constantemente antenados às novidades do mercado. “Viemos de uma expansão, que foi gradativa, e continuamos a expansão não para nunca. A empresa requer investimentos constantes”, conta Oswaldo Pellegrini Junior. Para os próximos anos, há a expectativa de uma nova sede.
“A empresa, a princípio, foi fundada para o ramo imo-biliário e ao longo do tempo, acidentalmente, começamos a trabalhar para indústria, que é o perfil da cidade, e já faz 30 anos que estamos na atividade industrial e, por consequência, veio outra empresa, em função dos trabalhos industriais”, afirma Oswaldo.
A Pellegrini atende clientes como Bridgestone Firestone, Pirelli, Rhodia, Dupont e Mer-cedes algumas outras empresas de menor porte, em diversas localidades, como ABC, RS, BA, Campinas, Paulínia, Su-maré e Guarulhos, mas foi Santo André que mais acolheu empresa.
“Agradeço à cidade, a dispo-sição de nos acolher, durante esses 32 anos, e o que já estava implantado em Santo André, para a gente poder colher e atingir nossos objetivos, que atingimos em função do que já existia na nossa cidade, o que os nossos antepassados deixaram para nós”, afirma o sócio-proprietário.
Sobre a sucessão, Oswaldo conta que será feita de maneira natural e gradativa: “o Thiago escutou e respirou a construtora desde que nasceu. Percebemos que o perfil dele era voltado para exatas, e ele acabou fazendo engenharia civil e junto já com a faculdade começou a participar do andamento da construtora, fazendo estágio”.
Thiago, que já está há 11 anos na empresa, começou como estagiário, depois engenheiro de campo, coordenador, até chegar ao atual cargo, como gerente de projetos. “Não é porque você é herdeiro que tem que chegar à empresa e já assumir posição de diretor e de tomadas de decisões. Você precisa se preparar e crescer profissionalmente para poder assumir os cargos, não adianta chegar ao ponto que estou hoje, sem base” revela.
E como será trabalhar diariamente em família, ao lado do pai e da mãe? Thiago conta: “é agradável, mas cada um tem a sua área, eu na engenharia, meu pai e minha mãe na administração. E é um aprendizado diário, meu pai tem muita experiência para passar. Toda dia é uma experiência nova. Já com minha mãe, é uma conquista diária, de valores e postura”. Oswaldo completa: “É uma relação que se completa em função do respeito, pai e filho e profissional”.
E será que os três falam sobre a construtora nos momentos de lazer? “Acaba sendo ine-vitável, evitamos falar toda hora, mas ás vezes, num domingo à noite, por exemplo, algo escapa, quando vemos, já foi, e isso, de certa forma, também é positivo, é um fator facilitador pro andamento da empresa”, revela Oswaldo